sexta-feira, 11 de abril de 2014

Itaboraí inicia campanha de vacinação contra febre aftosa


A partir do próximo dia 1 de maio, a Prefeitura de Itaboraí vai disponibilizar, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, vacinas contra a febre aftosa para aplicação em bois, vacas e búfalos. Os medicamentos serão gratuitos para os pequenos produtores de todos os oito distritos do município. A meta é superar 2013, quando a cidade alcançou mais de 90% da meta de imunização.
"É responsabilidade legal do produtor zelar pela vacinação do próprio rebanho. No entanto, sabemos que muitas pessoas não têm condições de adquirir a vacina pela iniciativa privada. Por isso, vamos fornecê-la, buscando evitar essa doença que causa grande perda econômica e tem proliferação muito rápida" - disse José Carlos Rodrigues (Zeca de Pacheco), secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, ao lado da veterinária Claudia Leal.
Durante todo o mês de maio, a Secretaria vai disponibilizar duas equipes para não apenas entregarem a vacina, mas aplicá-la e dar as devidas orientações aos produtores. Cada grupo de profissionais contará com um veterinário, um vacinador, um apoiador e um motorista. A solicitação de agendamento, bem como o esclarecimento a qualquer dúvida, pode ser feita, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3639-1570 ou diretamente na Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras.
Febre Aftosa
Além da febre, os principais sintomas da doença são calafrios e redução da produção de leite durante dois ou três dias. Depois, aparecem as vesículas (aftas) na língua e boca, narinas, focinho, entre os cascos e também nas tetas. Podem surgir, ainda, rangido dos dentes, babas, manqueira, batida no chão com as patas ou coices. Animais mais jovens podem sofrer miocardite e morrerem. Qualquer destes sintomas deve ser comunicado imediatamente à Secretaria de Estado pelo telefone 3607-5009 ou diretamente na Alameda São Boaventura, 770, Fonseca, Niterói.
A transmissão da doença ocorre por contato direto ou indireto com animais infectados, pelo ar, por comer resíduos contaminados, pelas mãos dos humanos e objetos que levam vírus de um animal para o outro e pela inseminação artificial de sêmen contaminado.
A vacinação
A imunização da doença no estado do Rio de Janeiro é feita em duas etapas, sendo a primeira em maio, quando todo o rebanho bovino e bubalino é vacinado, e outra em novembro, com o medicamento sendo aplicado apenas em animais de até 2 anos de idade. Mesmo os grandes produtores, que terão de adquirir as vacinas via iniciativa privada, deverão comunicar a aplicação obrigatoriamente à Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares