sexta-feira, 4 de abril de 2014

Papa canoniza santo que fez milagres em Itaboraí


Foi assinado nesta quinta-feira (03/04), pelo papa Francisco, o decreto de canonização do padre José de Anchieta. Nascido na Ilha de Tenerife, na Espanha, em 1534, o agora santo veio ao Brasil aos 15 anos de idade com a finalidade de anunciar o evangelho, tendo morado parte de sua vida em Itaboraí.
São José de Anchieta passou seis meses em São Barnabé, aldeia indígena organizada pelos jesuítas na área onde hoje se localiza Itambi. No local, segundo o historiador Simão de Vasconcelos, ele teria realizado dois milagres: deslizado para o mar uma canoa que nem os índios conseguiam transportar de tão pesada, e feito uma bando de pássaros guarazes fazerem sombra sobre ele e os índios que conduziam a canoa sob Sol forte.
"É um orgulho imenso para toda a cidade saber que estamos contidos nessa história. É uma honra muito grande" - disse Cláudio Rogério Dutra, presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, relembrando que Frei Galvão, santo brasileiro, também viveu no município, realizando todo o seu seminário no Convento São Boaventura, em Porto das Caixas.

Os jesuítas

A ação evangelizadora dos jesuítas no Brasil teve início em 1549 por determinação de Dom João III, então rei de Portugal. Na capitania do Rio de Janeiro, além de São Barnabé, houve quatro outras aldeias: São Lourenço (Niterói), Itingá (Itaguaí), São Pedro (Cabo Frio) e Guaratiba (Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares