sábado, 12 de abril de 2014

Projeto 'Aprender Fazendo' vai oferecer qualificação para cerca de 500 profissionais da saúde


Cerca de 500 profissionais de saúde serão beneficiados em Itaboraí com o projeto ‘Aprender Fazendo’, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Nesta terça-feira (08) um seminário realizado no Vera Gol Esporte e Lazer, em Outeiro das Pedras, reuniu profissionais, gestores e instituições de ensino para lançar cursos de atualização e de especialização voltados para agentes comunitários, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da Atenção Básica, e apresentar também as ações, planos e metas do núcleo para 2014.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, o município vive um momento de mudanças importantes e, por conta disso, deve se cercado de parceiros para não ser atropelado pelas conseqüências que empreendimentos como Comperj devem trazer.

“O desenvolvimento não pergunta ao município se ele tá preparado. Por isso, é fundamental para Itaboraí estabelecer parcerias com instituições como Fiocruz e universidades como UERJ, UFRJ, UFF para compartilhamento de conhecimentos. Vale ressaltar que esta associação é apenas de transferência de informação, sem envolver recursos financeiros”, afirmou o gestor.

O subsecretário de Atenção Básica, Ronaldo Veiga, afirmou também que apóia as capacitações com o objetivo de qualificar o profissional de saúde para que os serviços ofertados aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) sejam cada vez mais eficientes.

O encontro reuniu 200 convidados que foram conferir a apresentação do programa Caminhos do Cuidado: Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). A formação beneficiará todos os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Serão formadas quatro turmas, com 40 alunos cada, que irão estudar uma vez por semana, durante um mês. A aula inaugural do curso começa no próximo dia 29 de abril, na Faculdade Itaboraí, no Centro da cidade. A carga horária presencial é de 40h. Todos os alunos receberão material didático, alimentação e certificado de conclusão de curso fornecido pelo Ministério da Saúde.

Já a Fiocruz está oferecendo 25 vagas para curso de pós-graduação voltado para médicos e enfermeiros com uma carga horária de 400 horas. O curso tem duração de 12 meses e vai abordar temas envolvendo planos municipais de saúde e desenvolvimento social, que serão monitorados pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Suely Lopes, o trabalho de capacitação com as instituições de ensino fortalece a gestão executiva municipal.

“As propostas destes cursos são bem-vindas. Temos agora que trabalhar para tirá-las do papel e concretizá-las na busca de um ambiente social mais favorável à nossa população. Estamos dando um passo sem volta e vivendo um momento histórico na cidade. A capacitação dos profissionais irá ajudar nos primeiros atendimentos à pacientes/consumidores de crack, álcool e outras drogas, além de ampliar as boas práticas de cuidado, acolhimento e escuta desses pacientes”, afirmou a secretária.

A coordenadora do núcleo de Educação Permanente, Rosângela Martins Gomes afirma que pretende expandir o projeto ‘Aprender Fazendo’, abrindo outros cursos.

“A proposta é implementar o plano de qualificação e formação profissional que contemple todos os níveis de atenção, fundamentado na Estratégia de Educação Permanente”, frisou. “Este evento não fecha o projeto “Aprender Fazendo”. Estamos apenas iniciando as propostas para este ano e pretendemos ainda oferecer outros cursos voltados para tabagismo, hanseníase, cuidados com idoso e outros em que os profissionais estejam necessitando de atualização”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares