domingo, 13 de abril de 2014

Serviço de tomografia de Itaboraí comemora primeiro ano de funcionamento


Equipamento já realizou mais de 5 mil tomografias

 No primeiro ano de funcionamento, o serviço de tomografia do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, já realizou 5.387 mil exames desde a implantação do equipamento pela atual gestão municipal, em abril do ano passado.

"A existência de um tomógrafo no hospital municipal era uma grande necessidade de nossa população, assim como as novas instalações do Pronto-Socorro Infantil e outras conquistas na área de saúde que conseguimos implantar nesse primeiro ano de gestão", comemora Helil Cardozo.

Em 21 anos de fundação da unidade de saúde, esta é a primeira vez que um tomógrafo é ofertado à população diretamente no Hospital Municipal. O serviço funciona 24 horas, de domingo a domingo, com a possibilidade de realizar 17 exames diferentes, do crânio ao tornozelo. O Leal Júnior é o único hospital com atendimento de emergência em toda a cidade. Em Itaboraí, não há hospitais da rede privada.

O tomógrafo é operado por uma equipe técnica especializada, incluindo médicos radiologistas, e fornece imagens mais precisas do que as do equipamento de Raios-X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É utilizado ainda para investigar nódulos ou tumores, bem como vasos pulmonares e cerebrais. O laudo fica pronto em até 2 horas. Em casos de risco de vida, o parecer sai em menos de 30 minutos.

"O serviço de tomografia no hospital municipal foi um ganho enorme para a cidade. Muitas vidas foram salvas, já que o equipamento possibilitou precisão e agilidade no diagnóstico de pacientes com traumas graves, que são a maioria dos atendidos nessa unidade de saúde", afirmou o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.

O diretor do Hospital Municipal, Marcos Souza, lembra que a unidade de saúde, além de atender a população local, costuma receber vítimas de acidentes ocorridos nas quatro rodovias que cortam a cidade e também trabalhadores que atuam nas obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), onde há mais de 30 mil funcionários. O diretor destaca ainda que o tomógrafo diminuiu o tempo de internação dos pacientes no hospital.

"Devemos comemorar o número de vidas que foram preservadas diante da gravidade dos pacientes que chegam aqui", diz Marcos Souza. "O serviço de tomografia atende casos de urgência e emergência, em sua maioria, vítimas de traumatismo craniano e também Acidente Vascular Cerebral (AVC)", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares