sábado, 17 de maio de 2014

Festival de Balonismo inicia a fase de competição em Itaboraí


Um dia após a abertura com vôos de exibição, nesta sexta-feira (16/05) o Festival de Balonismo de Itaboraí deu início à sua fase de competição, na qual os oito pilotos, além de competirem, se prepararão para a disputa do Campeonato Mundial, a ser realizado em Rio Claro (SP), no mês de julho.

"Este evento é uma inovação muito importante para a população de Itaboraí. É uma ação que nos dá muita visibilidade, atraindo um grande fluxo de pessoas para o município, fazendo com que consigamos nos despertar no cenário turístico. Ontem, por exemplo, tínhamos 24 ocupações na rede hoteleira da cidade. Número este que já subiu para 32. São pessoas que vêm para ver o evento e injetam dinheiro na nossa economia", disse Audir Santana, vice-prefeito, ao lado do secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Marcos Pereira.

Na primeira etapa da competição, realizada pela manhã, melhor para o piloto Ronaldo Morales, que somou 2.615 pontos. Em seguida, ficou o bicampeão brasileiro,o Luis Silvestre, com 2.431. Fechando o simbólico pódio, na terceira colocação esteve Marcos Paulo, com 1.999.

"Muito maneiro! Nunca tinha visto um balão desses tão de perto. Depois que vi no céu ontem, chamei meus primos para virmos aqui tirar fotos", disse Leandro Couto, 15 anos, estudante, morador do Outeiro das Pedras, que estava entre as dezenas de pessoas atraídas pelo evento.

Balonismo

O balonismo é um esporte aeronáutico, no qual o balão é considerado uma aeronave com uma matrícula registrada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e seu piloto deve ter habilitação especial.  O objetivo da modalidade é alcançar alvos pré-determinados e realizar provas verticais sob orientação de GPS, instalado em todas as aeronaves.

Há pilotos que vivem exclusivamente do esporte, realizando, também, voos de instrução, onde o interessado paga um valor acordado, que varia de acordo com a região e percurso. Os profissionais são treinados para passar calma durante o vôo, deixando a pessoa livre para tirar fotografias e fazer filmagens. As únicas precauções são tomadas na decolagem e na aterrissagem, esta quando o balão dá um quique no solo antes de pousar de vez.

O Festival

O festival continua neste sábado (17/05). Até o próximo domingo (18/05), os pilotos irão competir em dois turnos: das 6 às 10 horas da manhã e das 15 às 17h30min, horários que podem sofrer ajustes de acordo com as condições meteorológicas.

O acesso à Arena de Eventos é gratuito. A intenção da Prefeitura é incluir o festival no calendário de eventos do município, fazendo com que passe a ser realizado todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares