domingo, 15 de junho de 2014

Exposição “Itaborahy, a memória através da bola” será aberta na segunda-feira (16)

Mesas-redondas também discutirão aspectos que relacionam o futebol à cidade



A Prefeitura de Itaboraí, por meio de sua Fundação Cultural, abre, nesta segunda-feira (16), a exposição “Itaborahy, a memória através da bola”, na Casa Heloísa Alberto, a partir das 19h. Com visitação gratuita, a mostra interativa contece até 18 de julho, e resgata, por meio do futebol, a memória social, fatos pitorescos e o desenvolvimento político e social registrados pela imprensa local, além de documento e arquivos históricos. A exposição faz parte da 12ª Semana de Museus – Coleções criam Conexões, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Por meio do futebol, e em temos de Copa do Mundo no Basil, o objetivo é estabelecer as devidas conexões das diversas atividades sociais, culturais e políticas da cidade, explorando sua condição de elemento de aglutinação e controle social, bem como a paixão que é característica dos brasileiros por este esporte. Para isso, foi usado como principal base documental o acervo do antigo jornal Folha de Itaboraí, do saudoso jornalista Odyr Barros, que está sob a posse da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI). Um jornal local que produziu diversas matérias que registraram o cotidiano do município de 1948 até o início do século 21.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, a pesquisa elaborada para a exposição é uma das possibilidades de se  resgatar a história da cidade.

“É uma conexão muito eficiente, pois o futebol está relacionado a outras manifestações, se apresentando como um fato social universal, que une e iguala todas as classes sociais do nosso país. E neste momento em que estamos vivendo uma Copa do Mundo no Brasil e o retorno da Associação Desportiva Itaboraí (ADI, clube que disputa a 3ª divisão do futebol carioca), rediscutir o passado através do futebol não é apenas saudosismo, mas uma forma de redescoberta de nossa própria identidade.

Os visitantes de “Itaborahy, a memória através da bola”, poderão interagir com os objetos expostos e sentir-se em um ambiente de estádio de futebol. Um tapete verde com marcações em referência ao campo de futebol foi reproduzido com este intuito. Além de serem contemplados com vídeos diversos, contendo depoimentos de personalidades locais do futebol, jogos históricos, imagens de clubes amadores locais e matérias jornalísticas da época, além de uniformes de times locais antigos, dentre outros.

Mesas-redondas e visita a estádio

Outra novidade é a visita guiada que começa na Chat e vai até o Estádio Alziro de Almeida, o Alzirão, num passeio pelo campo e suas dependências. A atividade, com duração de uma hora, acontece às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h. O agendamento deve ser feito na própria Chat (Praça Marechal Floriano Peixoto, 303) ou pelo telefone.3639-2022.
Durante os dias de exposição, haverá uma programação com debates e mesas redondas, na Chat. Confira a programação:

16 de junho, 19h
Tema: Futebol de Itaboraí, contos e causos
Mesa redonda com antigos jogadores e participantes do futebol de Itaboraí, contando suas histórias e as conexões com a sociedade itaboraiense.

24 de junho, 19h
Tema: ADI (Associação Desportiva de Itaboraí), ontem e hoje.
Mesa redonda para discutir a importância do retorno do time profissional de Itaboraí

30 de junho, 19h
Tema: Profissionais da bola.
 Mesa redonda, onde os profissionais do futebol do presente e passado discutiram sobre as mazela e as benesses da profissão.

07 de julho, 19h
Tema: Futebol, retorno social ou profissional?
Encontro com os agentes sociais de Itaboraí, que através da bola fazem um trabalho social muito importante para acomunidade.

A Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 303, Centro, Itaboraí. Horário especial de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, sexta-feira, das 9h às 22h, e sábado, das 18h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares