segunda-feira, 9 de junho de 2014

Prefeitura e Câmara de Vereadores promovem Audiência Pública da Saúde

A Prefeitura Municipal de Itaboraí e a Câmara Municipal de Vereadores promoveram na última semana uma audiência pública da área da saúde, com a participação de vereadores, gestores municipais, profissionais da área e população.O encontro serviu para avaliar o primeiro quadrimestre deste ano.Presidida pelo vereador Zé Manel (PV), que também está a frente da Comissão de Finanças e Orçamento, a prestação de contas referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano mostrou a evolução dos serviços na saúde pública itaboraiense.
De acordo com o documento, no último quadrimestre foram investidos 22,6% da arrecadação municipal, quando a Constituição Federal determina 15%. Foram registrados 656.736 procedimentos nas redes públicas e terceirizadas, que inclui unidades básicas de saúde da família, Programa de Saúde da Família, Policlínicas de Especialidades Médicas, órgãos de vigilância de saúde e ambiental. Já o Hospital Municipal, única unidade de portas abertas do município, realizou 179.312 atendimentos no mesmo período, entre consultas e cirurgias.
“Nosso trabalho focou no resgate da credibilidade da administração pública e de uma melhor qualidade de vida aos munícipes”, pontuou Edilson Francisco dos Santos, secretário municipal de Saúde. “Garantir a participação da sociedade nos rumos e diretrizes da gestão tem sido uma das determinações do Prefeito Helil Cardozo. O objetivo desta reunião foi expor os investimentos feitos e prestar conta dos trabalhos na área da saúde nos primeiros quatro meses deste ano, de forma clara e com dados concretos” ressaltou.
O relator da Comissão de Saúde Pública e Meio Ambiente da Câmara, vereador Clemilson Mixaria (PSDB) parabenizou a gestão e enfatizou que o prefeito Helil Cardozo em momento algum se fez de omisso em relação às questões ligadas a área da saúde.
“A administração municipal tem buscado meios para investir no setor de saúde e, apesar das dificuldades encontradas, já contabilizamos muitas vitórias”, disse o edil, lembrando que, dentre essas conquistas, está a abertura de duas unidades de saúde da família neste mês e a reforma de cinco postos de saúde.
O relatório foi desenvolvido pela assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo os dispositivos constantes da Lei Complementar n.º 141/2012. Também segue o exigido pelo Conselho Nacional de Saúde, incluindo ainda, o prazo de apresentação dos dados que é no mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares