quinta-feira, 12 de junho de 2014

Programa Caminhos do Cuidado qualifica 360 profissionais da Saúde


Agentes comunitários, técnicos e auxiliares de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família de Itaboraí iniciaram na terça-feira o curso de formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas do projeto Caminhos do Cuidado. A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente. Os tutores foram selecionados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Cerca de 360 servidores serão qualificados neste projeto. Foram formadas nove turmas com 40 alunos cada, que irão estudar uma vez por semana até setembro deste ano na Faculdade Cenecista de Itaboraí (FACNEC), no Centro da cidade. A carga horária é de 60h, sendo 40 na modalidade presencial e 20 em aulas de campo. Todos os alunos receberão material didático, café da manhã e almoço financiado pelo projeto. E certificado de conclusão de curso chancelado pelo Ministério da Saúde.

O curso foi organizado em três eixos temáticos: 1)conhecendo o território e a rede de atenção em saúde mental, 2)caixa de ferramentas dos Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem na atenção básica e, 3)a Reforma Psiquiátrica e Integralidade do Cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Rosângela Martins Gomes, o uso de drogas é uma questão social, sendo de responsabilidade todos já que avançam no ambiente familiar.

“Os servidores acabam criando uma relação próxima com as pessoas que estão passando por problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas. Além disso, por meio desta capacitação, será possível desenvolvermos um trabalho conjunto, garantindo uma uniformidade de tratamento para os pacientes em qualquer local de atendimento de nosso município”, afirmou.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a formação inova por ser dinâmica e estratégica, possibilitando aos profissionais da Atenção Básica trabalhar em conjunto com o programa de Saúde Mental.

“É importante que todos sejam capacitados no acolhimento e no cuidado com este tipo de paciente, sem excluir sob qualquer pretexto. Além disso, o trabalho deve se dá conforme as especificidades de cada território, levando em conta a realidade da nossa cidade. O vínculo dos agentes comunitários com a comunidade é fundamental para a abordagem e é facilitado, já que moram no local e conhecem o dia a dia da região e de seus moradores”, ressaltou.

O “Caminhos do Cuidado” foi lançado em abril deste ano, durante um seminário no município que reuniu cerca de 200 profissionais entre gestores, agentes comunitários, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da Atenção Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares