sexta-feira, 18 de julho de 2014

Argentina, representada pelo CEPPP, vence a Copa Paec de Futebol em Itaboraí

v
Argentina e França. Essas foram as “seleções” finalistas da Copa Paec – Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias – desenvolvido pela Prefeitura de Itaboraí. A partida decisiva ocorreu na manhã de sábado (12), no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão. E o título ficou com os representantes dos "hermanos', formada pelos meninos do Centro Esportivo e Pedagógico Plínio Pascoal (CEPPP), em Retiro São Joaquim.

A competição teve início no último dia 5 e contou com aproximadamente 500 crianças, divididas em 20 equipes, pela categoria mirim (sub-13). Os times que se enfrentaram em turno único, nas sedes de Granjas Cabuçu, Visconde de Itaboraí, Venda das Pedras e Vila Esperança.  No campeonato, os uniformes, doados pela prefeitura são semelhantes aos das seleções participantes da Copa do Mundo da Fifa.
Neste sábado, aconteceu a fase de mata-mata, com oito equipes disputando as quartas-de-final, semifinais e final da Copa Paec, sendo eles CEPPP (Argentina), Capital (Rússia), Moacir (Espanha), Morada do Sol (Croácia), Joga Fácil (França), Projeto Creia (Chile), Engenho Velho (Argélia) e Ferroviário (Japão).

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, fez questão de prestigiar o evento e parabenizar todos os envolvidos no projeto: crianças, famílias, escolinhas comunitárias e a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.
“Um agradecimento especial ao senhor Moacir, um homem incansável que há anos vem contribuindo para o esporte desta cidade, com muito amor pelas crianças. A competição traz para esses meninos a responsabilidade de um esporte saudável e a certeza de que a educação é o caminho para se tornar alguém melhor na sociedade”, enfatizou Helil, que participou da premiação e da volta olímpica dos campeões.
Com jogos disputados e emocionantes, a final ficou entre as seleções de Argentina e França. O placar de 1 a 1 no tempo normal levou a disputa para os pênaltis. O time CEPPP venceu o Joga Fácil por 3 a 2 e levantou o troféu.
O treinador e coordenador executivo do CEPPP, Plínio Pascoal, lembra que o projeto tem cinco anos de existência e conta com as modalidades de futebol, vôlei, inglês básico e reforço escolar, atendendo a aproximadamente 80 pessoas, de 5 a 18 anos. “É um trabalho voluntário muito gratificante. Essa Copa Paec foi uma excelente iniciativa e ficará marcada na memória destas crianças”.
Quem não se conteve de alegria foi o camisa 7 do CEPPP, o meia atacante Ryan da Silva, 13 anos, que desde os 9 participa da escolinha comunitária. Ele foi peça fundamental para a vitória da "seleção argentina”, marcando um gol no tempo normal e outro na disputa dos pênaltis.

“Eu estou muito feliz, pois consegui ajudar meus colegas a conquistar este título”, disse Ryan.

Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Marcos Pereira, a Copa Paec é um projeto piloto, de preparação para as competições municipais. Uma ação de política pública do município, com previsão de acontecer a cada seis meses.

“O esporte competitivo dá resultados quando acompanhado de uma organização. Todas as crianças estão cadastradas dentro de uma faixa etária, com documentação completa e o mais importante: todas estudando. É maravilhoso vê-los empenhados dentro do esporte e com o apoio de suas famílias, que se fizeram presente aqui hoje”, destacou Pereira, durante o evento.

Na competição, além de troféus e medalhas para os dois primeiros colocados, todas as escolinhas comunitárias receberam troféus de participação. Os jogos foram disputados em dois tempos de 10 minutos.
Quem também elogiou a iniciativa foi o senhor Moacir Santos, 70 anos, treinador e fundador da Escolinha Comunitária Moacir, que funciona no bairro de Ampliação.

“Eu fundei a escolinha em 1987, um ano após chegar nesta cidade, vindo de Minas Gerais. O principal objetivo do projeto não é formar jogador de futebol, e sim, cidadãos de bem. E esses campeonatos são importantíssimos para eles. Hoje não saímos vitoriosos, mas a vida é assim, nem sempre se ganha, e nós trabalhamos isso com eles”, finalizou Moacir, com seus “atletas” da seleção da Espanha, que disputou a semifinal com a Argentina.

A arbitragem da competição foi cedida pela Liga Desportiva de Itaboraí (LDI), além do transporte e alimentação, fornecido  pela Prefeitura a todos os participantes.

Paec

O Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias de Itaboraí conta com professores voluntários, que recebem da Prefeitura orientação pedagógica e material esportivo, como coletes, cones e bolas. Além do treinamento esportivo, os atletas contam com apoio de diversas secretarias, como a pasta de Educação e Cultura, que disponibiliza serviços de inclusão em sala de aula.

A Secretaria Municipal de Saúde estabelece um canal de contato permanente dos professores das escolinhas, com os coordenadores dos programas de atenção básica, como Dengue; DST, Aids e Hepatites Virais; e Tabagismo. Já a pasta de Desenvolvimento Social atua com o Bolsa-Família e suporte de acessibilidade e reabilitação social. A Secretaria de Trabalho e Renda cadastra os pais dos alunos no Sistema Nacional do Emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares