sexta-feira, 18 de julho de 2014

Campanha contra hanseníase e verminose mobiliza escolas municipais


Meta é atingir 1.800 crianças

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, a campanha de prevenção e combate à hanseníase e verminoses em escolas públicas de Itaboraí. A meta é atender 1.800 crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, com a realização de exames preventivos e a oferta de medicação. A mobilização vai até a próxima sexta, dia 18, em seis unidades de ensino do município, que fazem parte do Programa Saúde nas Escolas, e estão próximas de um posto de saúde.

A Escola Municipal Dr. Adhemário Rodrigues de Oliveira, em São Joaquim, foi a primeira a receber orientações sobre a campanha. Profissionais da Estratégia de Saúde da Família visitarão, ainda, as unidades municipais Padre Hugo Montedônio Rêgo (Vale do Sol), Natércia Rodrigues Rocha (Venda das Pedras), Professora Suzete Pereira Goettnauer (Areal), Amélia Guimarães Fernandes (Agro Brasil) e Símaco Ramos de Almeida (Porto das Caixas). Com a colaboração dos professores, os pais dos alunos preencherão uma ficha de autoimagem, indicando os locais do corpo que possam possuir manchas suspeitas de hanseníase.

"A partir dessas informações, os profissionais de saúde examinarão os alunos. Os casos suspeitos da doença serão encaminhados para confirmação e início imediato do tratamento”, explicou Max Menezes Ximenes, coordenador municipal de Controle da Hanseníase.

Os estudantes também levarão um termo de consentimento para receber o medicamento para o combate de infecções intestinais causadas por verminoses, mais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia.

"Estes parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar”, acrescentou o coordenador.

Estatística

Em 2013, Itaboraí notificou 23 casos por 100 mil habitantes. Embora a doença e seus indicadores estejam controlados, é importante a vigilância epidemiológica e a pesquisa de manchas na população para a detecção precoce da doença e, por meio das crianças, localizarem famílias que possam ter mais casos.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, que é médico pediatra, explicou que as famílias devem participar da campanha, autorizando que as crianças recebam o remédio.

“Só recebe o comprimido quem tem autorização dos pais ou responsáveis, por meio de um termo assinado e entregue na escola. É preciso que as famílias se conscientizem, pois esta é uma ação preventiva que garante o diagnóstico precoce da hanseníase e a profilaxia das verminoses”, informou.

A medicação, em dose única, é realizada na própria unidade de ensino pelos profissionais de saúde. Tanto a hanseníase como a verminose têm cura. O tratamento, que pode durar de seis a 12 meses, é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e, uma vez por mês, no serviço de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares