terça-feira, 22 de julho de 2014

Itaboraí e Estado firmam parceria para realização de seminário contra homofobia




A Prefeitura de Itaboraí deu sequência, nesta segunda-feira (21), à rodada de debates para a realização da “Jornada de Formação de Servidores Públicos Municipais sobre Cidadania LGBT” e do Seminário “Construindo uma Itaboraí sem Homofobia”. Na ocasião, estiveram reunidos o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, as secretárias municipais de Desenvolvimento Social, Suely Lopes, e de Educação, Susilaine Duarte, além do coordenador de Política LGBT, Gênici Gonçalves. Durante o encontro também foi abordada a instalação de um Centro de Cidadania LGBT no município.

“Na abertura da Jornada, vamos assinar um Termo de Cooperação Técnica para que este programa não se perca nos próximos anos. Vamos estabelecer metas e, até novembro, vamos nos reunir com cerca de 50 gestores e servidores públicos, uma ou duas vezes por semana, em oficinas que darão informações sobre como lidar com casos que envolvam questões ligadas ao público LGBT”, explicou Cláudio.

A Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí já desenvolve uma série de ações nesta área, entre elas, debates sobre homofobia e violência nos programas de enfrentamento ao bullyng nas escolas e acompanhamento de situações de discriminação e violência através das equipes de psicologia escolar e de orientação educacional.

“Hoje, entre as necessidades identificadas, precisamos de ações de sensibilização com profissionais e gestores públicos ligados à educação, saúde, assistência, segurança, e de um levantamento das demandas da população LGBT de Itaboraí, especialmente os grupos mais vulneráveis como travestis e transsexuais, além da realização de fóruns, eventos abertos e visitas em espaços de socialização”, afirmou Susilaine.

Também há necessidade da construção de fluxo de atendimento e acompanhamento dos casos de violência e discriminação no município, especialmente através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), além de reuniões periódicas intersetoriais e execução de campanhas de informação para a população em geral.

“Estamos criando a Coordenadoria de Política LGBT, para que o nosso município possa atender, no dia a dia, demandas nas áreas de educação, saúde e segurança que lidam diretamente com o público e que não estão livres de problemas discriminatórios”, afirmou Suely Lopes, acompanhada do seu coordenador Gênici, que terá como uma de suas missões,tratar da instalação do Centro Cidadania LGBT de Itaboraí para atender ainda cidades vizinhas como Tanguá, Maricá e Rio Bonito.

Um novo encontro foi marcado para o dia 5 de agosto, para prosseguir com a formatação da Jornada. A reunião será às 9h30, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares