segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Campanha contra hepatites B e C realiza 190 exames e alerta sobre a doença


A Secretaria de Saúde de Itaboraí promoveu, na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia, campanha gratuita para detecção precoce das hepatites B e C para marcar o Dia Mundial de Luta contra as doenças, na segunda-feira (28/07). Foram realizados 190 testes rápidos de sangue e diagnosticados quatro casos suspeitos. Os profissionais de saúde também alertaram a população sobre formas de contágio e distribuíram dois mil preservativos.

Os quatro pacientes com indicação positiva para a doença foram encaminhados para confirmação por meio de exames de sangue mais específicos. O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, afirma que, como as hepatites virais não apresentam sintomas, é importante que todas as pessoas com vida sexual ativa usem preservativos durante as relações sexuais e façam o teste regularmente.

“O diagnóstico precoce é extremamente importante na garantia da qualidade de vida aos portadores dessas doenças e na responsabilidade de evitar a transmissão para outras pessoas. Estamos o tempo todo vulneráveis aos vírus. A hepatite pode afetar qualquer pessoa, independente da idade, sexo, raça ou nível econômico", esclarece.

Gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar fazem parte do público-alvo da campanha. O exame é simples e consiste em rápida picada no dedo para coleta de uma gota de sangue, como é feito nos testes de diabetes. O diagnóstico é obtido em, no máximo, 15 minutos.

“Evitar a contaminação é possível. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings”, recomenda Eledir Terra, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado em DST, AIDS e Hepatites Virais.

Números

Levantamento do Departamento da Vigilância Epidemiológica Municipal aponta que 1660 testes de HIV, sífilis e hepatites B e C foram realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) nos seis primeiros meses deste ano. Em 2013, um total de 2732 pessoas passaram por exames na unidade contra 1740 exames em 2012, um aumento de 57% no número de testagem.

Os testes contra hepatites virais, anti-HIV, e sífilis são gratuitos, sigilosos e estão disponíveis na rede pública municipal. O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva (anexo ao hospital municipal), com resultado imediato, indicando se o paciente é ou não portador do vírus. A unidade de saúde fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, Nancilândia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Tel.: 3639-1068.

Sobre a doença

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é uma doença que ataca o fígado. Pode ser causada por vírus, relação sexual desprotegida, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma doença que nem sempre apresenta sintomas, mas, quando aparecem, pode ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Hepatite A: É transmitida por meio do contato com alimentos ou água contaminada com o vírus, mãos mal lavadas ou sujas de fezes e objetos contaminados. É o tipo menos agressivo, sem gerar lesões posteriores ao fígado. Em alguns casos, não apresenta sintomas. O tratamento dura, em média, seis meses.

Hepatite B: Ocorre mais pela relação sexual. A transmissão é parecida com a contaminação por HIV, porém 100 vezes mais contagiosa, pois o vírus pode sobreviver por até 13 dias em material como agulhas e alicates de unha. Todos os postos de saúde oferecem as três doses da vacina contra a Hepatite B em qualquer época do ano.

Hepatite C: É transmitida primariamente por meio do sangue e derivados. Apesar da possibilidade de cura, a doença é uma das principais causas das complicações hepáticas e transplantes de fígado. Ainda não há vacina disponível na rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares