domingo, 24 de agosto de 2014

Fila para cirurgia de catarata é zerada em Itaboraí

Em três meses, foram realizadas 250 operações

A fila de espera para pacientes se submeterem a cirurgia de catarata está zerada em Itaboraí.  De maio deste ano até  02/08 o município realizou um mutirão, com 250 procedimentos, todos custeados pela Prefeitura, no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o procedimento apenas nos pacientes que surgirem pontualmente.

Atualmente, Itaboraí tem capacidade para realizar até 100 cirurgias mensalmente. A cada sábado, foram feitos cerca de 20 procedimentos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a cidade acelerou o atendimento daqueles que aguardavam há anos pela cirurgia.

“Conseguimos colocar o atendimento em dia e reduzir a demanda de catarata, atendendo, com urgência, a fila de pessoas que estavam cadastradas na rede de saúde do município. Agora, nosso foco é tornar o procedimento rotineiro, sem permitir acúmulo, para que o paciente seja operado num tempo máximo de 15 dias a partir do diagnóstico”, afirmou Edilson Francisco.

A cirurgia em Itaboraí é realizada sem qualquer custo e feita por uma equipe composta por oftalmologista, anestesista, enfermeiro e técnico de enfermagem. Para se submeter à operação, é preciso solicitar avaliação médica da unidade de saúde pública mais próxima da residência do paciente, que irá diagnosticar se há perda de acuidade visual e suspeita de catarata. Pessoas com este perfil são encaminhadas para consulta com o oftalmologista, que atende na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco), no Centro de Manilha, as segundas e terças-feiras.

Não existem restrições em relação à idade ou gravidade do caso. Após a cirurgia, o paciente continua sob observação, recebendo acompanhamento periódico na unidade de saúde.

“Eu estava a seis meses anos na fila de espera por uma cirurgia de catarata, não enxergava mais nada, ficava tudo embaralhado, parecia que tinha uma nuvem na frente. Agora, até dinheiro já tô vendo! E posso brincar, sem medo, com meus netinhos”, diz a dona de casa Maria do Socorro da Silva, 68 anos, moradora do bairro Ampliação, ao comentar sobre o resultado da cirurgia a que foi submetida para retirada da catarata.

Exames

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, Itaboraí também realiza procedimentos oftalmológicos em parceria com a iniciativa privada, que antes não eram oferecidos pelo município.

Os pacientes já podem solicitar exames de retinografia (que fotografa as áreas do fundo do olho como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos), Yag Laser (indicado para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata), cerastoscopia (verifica qual é
a curvatura da córnea), além de teste para detecção do desenvolvimento do glaucoma (pressão intraocular elevada), descolamento de retina (alteração que se caracteriza pelo desprendimento da superfície interna do globo ocular) e retinopatia (lesões não inflamatórias da retina ocular)

Catarata

A catarata é a principal causa de perda de visão em adultos com 55 anos ou mais, causando cegueira. No entanto, o problema é altamente tratável, por meio dos avanços na cirurgia e nas lentes intraoculares. A operação é feita nos olhos, retirando a catarata. No local, é implantada uma lente intraocular gelatinosa, o que reduz o tempo da cirurgia (em média 20 minutos) e da recuperação (cerca de 15 a 20 dias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares