domingo, 24 de agosto de 2014

Itaboraí inicia curso de aperfeiçoamento para combater o crack


A Prefeitura de Itaboraí, por meio do Programa Crack, É Possível Vencer, do Governo Federal, deu início ao Curso de Capacitação para Profissionais de Segurança Pública do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que vai atender a 51 guardas municipais, além de um policial militar convidado do 35º Batalhão. Após a capacitação, o município receberá uma base móvel de videomonitoramento, 20 câmeras, dois veículos, duas motocicletas, 50 armas de condutividade elétrica e 300 espargidores, além de aportes nas áreas de saúde e assistência social.

"Este curso tem o objetivo de dar mais qualificação ao efetivo da Guarda Municipal (GM), contribuindo para que tenha uma atuação cada vez melhor. Não apenas necessário, como se faz obrigatório e urgente para fortalecer o enfrentamento à criminalidade em Itaboraí", disse o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Ricardo Sales.

A cerimônia foi aberta no Esporte Clube Comercial, com o comandante da GM, Carlos Henrique Gonçalves, falando sobre o programa e suas frentes de atuação. À tarde, na Faculdade Cenecista de Itaboraí (Facnec), uma palestra abordaria o tema "Polícia comunitária e sociedade".

"A abertura foi excepcional, alcançando todos os pontos que almejávamos. Todos os convocados se fizeram presentes, se mostrando bastante dispostos a realizar o curso com sucesso. Tenho certeza de que será um grande passo para a qualificação da GM de Itaboraí", disse Carlos Henrique, ao lado do sargento da Polícia Militar Fábio Vieira, que será responsável por coordenar o Módulo I.

Com duração de um mês, a capacitação será dividida em três módulos, sendo nas duas primeiras semanas abordado o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, e nas duas seguintes o Curso de Capacitação em Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias. As aulas se dividirão entre a Facnec e o Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, onde serão realizadas atividades práticas.

Crack, É Possível Vencer

O Crack, é Possível Vencer é um programa do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, que visa o combate à droga por meio de vários setores. As ações da área de segurança fazem parte do eixo Autoridade, e são desenvolvidas em duas frentes. A primeira reúne atividades de policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário) nas áreas de concentração de uso de drogas, articuladas com Saúde e Assistência Social. A segunda organiza ações para diminuição da presença do crack na sociedade, buscando a desconstrução da rede de narcotráfico, com atuação integrada das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar no combate ao tráfico e repressão a traficantes.

Para intervir nas áreas de maior consumo e concentração da droga, o Governo Federal fomenta a integração com estados, municípios e Distrito Federal no sentido de fortalecer a polícia de proximidade, garantindo as condições de segurança e incrementando a qualidade de vida da região. Os profissionais de segurança pública buscarão estabelecer laços de confiança com a comunidade e estimular a mobilização social em torno da resolução dos problemas de criminalidade e de violência que afligem a localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares