quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Mais de mil universitários de Itaboraí garantem transporte gratuito


Mais de mil estudantes de Itaboraí renovaram o direito de utilizar o transporte universitário gratuito oferecido pela Prefeitura para o segundo semestre de 2014. A revalidação das carteirinhas que dão acesso aos ônibus foi realizada neste domingo, na Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira. Na ocasião, foram entregues os selos holográficos que devem ser fixados no documento e mostrados aos fiscais do serviço na hora do embarque em direção às instituições de ensino.

A ação também serviu para que os alunos recebessem orientações a respeito das normas de conduta a serem observadas durante as viagens. Além disso, muitos atenderam à solicitação do coordenador do programa, Thiago Thitow, e levaram itens de higiene pessoal, roupas e alimentos para serem doados a instituições de caridade. O Espaço Universitário (EU) de Itaboraí transporta 1.256 estudantes diariamente até as unidades de ensino superior localizadas em Niterói e São Gonçalo. O prefeito Helil Cardozo compareceu ao evento e ressaltou o investimento do Município na ampliação do serviço.

"Em janeiro de 2013, quando assumimos a gestão, havia apenas seis ônibus realizando o transporte gratuito  dos universitários de Itaboraí. Em um ano e meio, quase dobramos esse número. Hoje, são 11 veículos", lembrou Helil Cardozo.

Usuária do Transporte Universitário desde quando começou a cursar administração em Niterói, a estudante Valéria da Silva Fernandes, 30 anos, hoje no 3º período da faculdade, aprova o serviço.

"Só tenho elogios a fazer. Os ônibus passam sempre no horário certo, sem falhas", relata Valéria. "Se eu tivesse que arcar com os custos do transporte, ficaria impossível estudar".

O Transporte Universitário conta com 11 fiscais voluntários, todos estudantes. Eles são os responsáveis por verificar a correta utilização do serviço pelos estudantes e de orientá-los em relação às normas de conduta, mantendo sempre contato direto com a coordenação do EU.

Além de realizar o Transporte Universitário, o EU atua junto aos estudantes no sentido de realizar ações em conjunto visando o bem estar dos estudantes e da população em geral. Neste domingo, foi iniciada uma campanha de conscientização em relação ao perigo de se misturar álcool com direção. Numa das ações, foi estabelecida uma parceria com os organizadores de uma festa marcada para o dia 2 de agosto na cidade.

"Vamos oferecer ônibus gratuito de ida e volta aos usuários do Transporte Universitário que irão à festa. Dessa forma, evitamos o risco de alguém beber e se arriscar ao volante", disse Thiago Thitow

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares