quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PREFEITURA DE ITABORAÍ INICIA CONSTRUÇÕES DE CRECHES



A Prefeitura de Itaboraí iniciou a construção de duas creches nos bairros de Itambi e Apollo, em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao todo, 11 projetos foram enviados ao Governo Federal em busca de verbas para novas unidades de educação infantil. Além das duas em obras, outras cinco já estão aprovadas, e mais cinco estão em fase de tramitação em Brasília. As atividades nas unidades já em construção devem começar no primeiro semestre de 2015.

Chamadas de Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), as unidades serão dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, cada uma com oito salas de aula, banheiro, fraldário e solário (local descoberto reservado ao banho de sol), sala de informática, sala de leitura, anfiteatro, pátio interno coberto, cozinha, refeitório, despensa e espaço externo para atividades pedagógicas, dentre outros. Além das áreas administrativas e de serviço, como secretaria, sala de professores, almoxarifado, recepção e outros. As construções ocorrem no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, Susilaine Duarte, a construção desses espaços é uma demanda histórica do município, que há muitos anos aguarda pelas novas unidades de educação infantil.

"As novas Cemeis fazem parte do plano de governo do prefeito Helil Cardozo, que está sendo colocado em prática com o intuito de aumentar a oferta de vagas para a Educação Infantil, além de conseguirmos evitar gastos com pagamento de aluguéis de imóveis, visto que quase 80% dos Cemeis atuais são alugados", enfatizou Susilaine.

Ainda segundo a secretária, outras unidades estão previstas para iniciar as obras neste semestre, nos bairros de Marambaia, Quissamã, BNH (Reta Velha) e Parque Industrial (Reta Nova). A Prefeitura realiza o processo de desapropriação dos terrenos. Já em relação aos projetos que estão em tramitação junto ao Ministério da Educação, os últimos detalhes estão em fase de finalização para permitir o começo das obras. Os bairros contemplados serão Manilha, que receberá três Cemeis; Jardim Retiro São Joaquim e Grande Rio, em Itambi.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Atualmente, Itaboraí conta com 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), sendo 14 em imóveis alugados e apenas cinco em espaços próprios. Os Cemeis atendem a aproximadamente 3,4 mil crianças, entre 2 e 5 anos, em períodos parcial e integral.

PROINFÂNCIA

O Governo Federal criou o Proinfância por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis para a melhoria da qualidade da Educação.

O programa foi instituído pela Resolução n°6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares