quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Saúde e Fiocruz oferecem 30 vagas em curso de pós-graduação para região do Comperj


A Secretaria de Saúde de Itaboraí, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), estão oferecendo gratuitamente curso de especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social, com 30 vagas e duração de 13 meses. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 21 de agosto na internet: http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=12063&codECL=10280&codI=471

Os inscritos serão selecionados por meio de análise de currículo, carta de intenção e entrevistas. As vagas serão priorizadas para candidatos que atuam nos municípios pertencentes a área de abrangência do Comperj (Araruama, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Casimiro de Abreu, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis). O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 03 de outubro de 2014 no mesmo endereço eletrônico da inscrição.

Apresentado aos profissionais de saúde do município em abril deste ano durante o seminário “Aprender Fazendo”, o curso busca qualificar profissionais nas áreas de saúde e assistência social no âmbito da Atenção Básica, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de trabalho e para a redução das vulnerabilidades socioespaciais.

Luciano Medeiros de Toledo, coordenador do curso, comenta que a parceria com o município de Itaboraí já ocorre há oito anos, pois ele também é o pesquisador responsável pelo Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj.

“Além de monitorar a situação epidemiológica do município, vamos promover a capacitação dos profissionais da região, que está vivendo mudanças importantes em suas atribuições sociais. É fundamental para Itaboraí estabelecer parcerias com instituições como Fiocruz para compartilhamento de conhecimentos”, afirmou o gestor.

O curso está organizado em quatro unidades de aprendizagem e 13 módulos teóricos, totalizando uma carga horária de 760 horas, sendo 520 horas presenciais e 240 horas à distância. A previsão é que as aulas iniciem no dia 27 de outubro de 2015 e finalizem em 18 de dezembro de 2015.

As aulas presenciais estão previstas para acontecer em Itaboraí, em salas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Será composta por módulos teóricos e carga horária de 40 h mensais (uma semana por mês), no horário de 9h às 17h. Os momentos à distância serão desenvolvidos através de práticas orientadas, com carga horária média de quatro horas semanais. Os profissionais estarão agrupados por áreas temáticas segundo seus perfis técnicos e propostas de projeto de intervenção.

O edital está disponível no site http://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/471_Edital%20GABPDS%202014.pdf. Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800-230085 ou 2598-2558 e ainda pelo email secapresencial@ensp.fiocruz.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares