terça-feira, 16 de setembro de 2014

Alunos escritores serão destaque na 21ª Felicita - Feira do Livro de Itaboraí


Alunos da rede pública de Itaboraí também estão entre as estrelas da 21ª Felicita, a feira do livro que agita a cidade a partir desta quarta-feira (17/09). Lado a lado com autores como Ziraldo e Bia Bedran, os estudantes também terão espaço privilegiado no evento, onde lançarão livros contendo seus próprios trabalhos literários.

Uma coletânea com 25 textos de estudantes selecionados durante a etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa será lançado na Felicita. Entre os trabalhos está "Cheiro de passado", do jovem Ismael Oliveira, 13 anos, vencedor da competição na cidade e que está de malas prontas para participar da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, a partir do dia 25. Ismael ganhou a viagem como prêmio da Prefeitura, em parceria com a editora ZL e a escritora Jô Ramos, que terão um stand no evento.

Cada escola municipal também terá até quatro livros próprios expostos na feira, um de cada segmento: da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os exemplares foram produzidos pelos alunos, de forma artesanal. O conteúdo é inspirado nos artistas homenageados pela 21ª Felicita: os escritores Millôr Fernandes e Ana Maria Machado, o compositor Dorival Caymmi e o jornalista Heitor Costa.

O objetivo do investimento na produção literária dos estudantes, segundo o prefeito Helil Cardozo, é o de incentivar não apenas os alunos/escritores, mas também aqueles que, de início, não demonstram tanto interesse na literatura.

"Quando um aluno escreve um texto e é premiado com uma viagem à Suécia, como é o caso do Ismael, isso chama a atenção dos outros estudantes", afirma Helil Cardozo. "Da mesma forma, ver seu nome como autor de um livro e participar da Felicita como escritor aumenta a autoestima dos jovens e os incentiva a se interessar pela literatura".

21ª Felicita

Realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a 21ª Felicita acontece de 17 a 20 de setembro no Clube Vera Gol. O evento, totalmente gratuito, conta com a presença de artistas como o cartunista Ziraldo, o músico Danilo Caymmi, a cantora Bia Bedran, a psicóloga e sexóloga Laura Muller (Altas Horas) e o humorista Reinaldo (Casseta & Planeta). Todas as palestras são destinadas aos estudantes, já previamente cadastrados. Entre as apresentações musicais estão a cantora Bia Bedran, a banda Suricato, o grupo Palavra Cantada e a dupla Glorinha e Renato, entre outros. O público em geral terá acesso aos shows e a um espaço com stands de diversas editoras, onde também ocorrerão intervenções artísticas.
Conheça a programação completa em www.felicita.itaborai.rj.gov.br

Serviço:

21ª Felicita - Feira do Livro da Cidade de Itaboraí
Data: 17 a 20 de setembro
Hora:
Dia 17, a partir das 18h30
Dias 18, 19 e 20, das 8h às 21h
Local: Clube Vera Gol - Av. 22 de Maio, 3428, Outeiro das Pedras - Itaboraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares