domingo, 7 de setembro de 2014

Bope realiza palestra para guardas municipais de Itaboraí


O gerente de Projetos e Tecnologias do Bope - Batalhão de Operações Policiais Especiais - major Maurílio Nunes, foi o responsável por conduzir uma palestra aos guardas municipais de Itaboraí, que participam, ao longo deste mês, do Curso de Capacitação para Profissionais de Segurança Pública do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, oferecido pela Prefeitura em convênio com o Governo Federal.  Um policial militar do 35º BPM também participa do curso.

"Procuramos trazer os melhores nomes possíveis, e o major Nunes se enquadra nesta questão devido à sua larga experiência profissional, tanto a nível operacional como administrativo. Sem dúvidas, é uma excelente fonte de conteúdo para os alunos", disse o também major Carlos Henrique Gonçalves, comandante da Guarda Municipal (GM) de Itaboraí.

Durante toda a tarde, Nunes abordou o tema "Gerenciamento de projetos na administração pública", falando sobre a necessidade do planejamento adequado para todas as atividades, com ênfase nas ações de segurança.

"Precisamos focar sempre em três áreas funcionais: tempo, custo e escopo. Tudo o que fazemos na vida leva tempo. O custo pode ser, por exemplo, o esforço físico. Já o escopo é o objetivo a ser alcançado. E os guardas municipais, inseridos na área de segurança pública, devem ter sempre esses fatores em mente para saber calcular o tempo de reação e o método mais adequado de execução das devidas atividades", disse Nunes.

Com a duração de um mês, o curso faz parte do programa Crack, É Possível Vencer, dividido em três módulos. Nas duas primeiras semanas é ministrado o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, e nas duas seguintes o Curso de Capacitação em Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias. As aulas se dividirão entre a faculdade Facnec e o Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, onde serão realizadas atividades práticas.

Crack, É Possível Vencer

O Crack, é Possível Vencer é um programa do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, que visa o combate à droga por meio de vários setores. As ações da área de segurança fazem parte do eixo Autoridade, e são desenvolvidas em duas frentes. A primeira reúne atividades de policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário) nas áreas de concentração de uso de drogas, articuladas com saúde e assistência social. A segunda organiza ações para diminuição da presença do crack na sociedade, buscando a desconstrução da rede de narcotráfico, com atuação integrada das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar no combate ao tráfico e repressão a traficantes.

Para intervir nas áreas de maior consumo e concentração da droga, o Governo Federal fomenta a integração com estados, municípios e Distrito Federal no sentido de fortalecer a polícia de proximidade, garantindo as condições de segurança e incrementando a qualidade de vida da região. Os profissionais de segurança pública buscarão estabelecer laços de confiança com a comunidade e estimular a mobilização social em torno da resolução dos problemas de criminalidade e de violência que afligem a localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares