domingo, 14 de setembro de 2014

Guarda Municipal de Itaboraí conclui curso de qualificação


Efetivo triplicou em menos de dois anos para garantir a segurança do patrimônio público

Com o objetivo de dar mais qualificação e valorização profissional à Guarda Municipal de Itaboraí, a Prefeitura promoveu o primeiro Curso de Capacitação para Profissionais de Segurança Pública do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, dentro do Programa Crack, é Possível Vencer, do Governo Federal. Nesta primeira turma, receberam o certificado e a insígnia da Secretaria Nacional de Segurança Pública 51guardas sendo cinco mulheres, além do soldado Washington, do 35º BPM.

“A ideia é estender o curso a todos os 193 guardas municipais, incluindo os 42 músicos da banda municipal. Para o prefeito Helil Cardozo, a Guarda Municipal não tem mais papel secundário em Itaboraí”, disse o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Ricardo Sales, que presidiu a cerimônia de encerramento do curso que contou com o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação e Cultura.

Durante 30 dias, os guardas municipais participaram de palestras proferidas por especialistas, como o gerente de Projetos e Tecnologias do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais - o major PM Maurílio Nunes e a sua colega Priscila Oliveira, comandante da UPP da Rocinha.

“Estou há 6 anos na Guarda Municipal e este curso é muito importante para todos”, afirmou Chintia Estrela, ao lado de Isabela Almeida, que falou na cerimônia, em nome dos companheiros, sobre a importância do curso que será estendido a todo o efetivo.

A capacitação foi dividida em três módulos: curso nacional de multiplicador de polícia comunitária; curso de capacitação em tópicos especiais em policiamento e ações comunitárias; e atividades práticas na abordagem e como agir em pequenos conflitos com utilização de armas não letais etc.

“Esses são pré-requisitos para uma boa prestação de serviços da nossa Guarda Municipal”, afirmou o comandante do efetivo, Carlos Henrique Gonçalves, acrescentando que no início do governo Helil Cardozo, em janeiro de 2013, o efetivo era de apenas 60 guardas municipais, e que hoje são 193, sendo 32 mulheres, todos concursados. Somente na área da ronda escolar, são destacados diariamente 18 guardas municipais.

Com a conclusão do curso, o município receberá uma base móvel de videomonitoramento, 20 câmeras, dois veículos, duas motocicletas, 50 armas de condutividade elétrica e 300 espargidores, além de aportes nas áreas de saúde e assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares