segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Itaboraí comemora Dia do Folclore




Em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a Fundação Cultural de Itaboraí, por meio da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo promoveu nesta sexta-feira a “Manhã Folclórica”, com atividades infantis, contação de histórias, dança, filme e teatro na sede da Biblioteca. Aproximadamente 100 alunos da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Clara Pereira de Oliveira, Anexo Antônio Carlos da Silva e Romeu Simões da Fonseca participaram do evento.

Um dos pontos altos da festividade foi a apresentação dos alunos da oficina de teatro do Programa Mais Educação da unidade escolar Clara Pereira de Oliveira, com dança e teatro sobre a manifestação folclórica do Boi-Bumbá. Com os olhos fixados na apresentação, os “pequenos” ouviram a história, uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

“Este ano fizemos questão de incluir as crianças nessa programação folclórica cultural. Assim, elas podem conhecer o folclore brasileiro, além de dar oportunidade aos alunos apresentarem seus trabalhos desenvolvidos nas escolas. E outro diferencial é transformar a biblioteca em mais um equipamento cultural na cidade”, destacou o diretor da Biblioteca Municipal, Wanderson Silvas.

Para a estudante do 5° ano, Karina Gabrielle Borba, 10 anos – que participou da apresentação do Boi-Bumbá, como Catarina, a mulher grávida que desejava comer a língua ou coração de um boi – encenar para as crianças foi maravilhoso. “Eu não conhecia a biblioteca e adorei. Participar desta programação e ver o rostinho dessas crianças foi especial. Espero poder voltar mais vezes”, comentou Karina.

A programação seguiu com os filmes “Lendas do Folclore Brasileiro”, “História do Boto Rosa” e “História do Saci-Pererê”, sendo interpretada pela contadora de histórias, Suzana Braga. Ao final foram distribuídos brindes aos estudantes, com marca texto, bloco, postal da biblioteca e outros. E ainda um lanche

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares