domingo, 21 de setembro de 2014

Itaboraí oferece curso de Formação Pedagógica em Autismo



Após inaugurar a 1ª Clínica-Escola do Autista totalmente gratuita do país, a Prefeitura de Itaboraí dá início à segunda etapa da implementação das atividades na instituição, e abre inscrições para o Curso de Formação Pedagógica em Autismo, destinado aos professores da rede de ensino municipal.

Ao todo, são 35 vagas, com inscrições abertas até esta segunda-feira (22/09). Ao fim do curso, cinco profissionais serão selecionados para trabalhar na Clínica-Escola. Todos os que completarem o curso receberão certificados. Para se inscrever, é preciso que os docentes sejam concursados da Prefeitura de Itaboraí e atuantes em classes regulares, especiais ou em sala de recursos.

O curso de formação acontecerá no período de 1º de outubro a 18 de dezembro de 2014 na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia. Serão 16 encontros, das 18h às 22h, totalizando 60 horas.
       
O objetivo do curso, desenvolvido pela coordenação de Educação Especial junto a profissionais da Clínica-Escola do Autista, é a troca de experiências, saberes e práticas em relação as especificidades educacionais dos alunos-pacientes com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Assim, fomentar estudos e pesquisas articulados à  Educação Especial dos alunos com TEA.

Os temas previstos no curso serão: Etiologia e Diagnóstico em Autismo; Educação Especial e Inclusiva; Legislação de Educação Especial; Processos de Avaliação e Currículo; Comunicação e Linguagem; O Afeto no Cotidiano Autista - Interação com a família; e Metodologias e Práticas de Ensino em Autismo. A avaliação dos cursistas será por meio de frequência, participação das aulas demonstrando efetivo envolvimento com o curso (leitura, discussão dos textos e participação nas dinâmicas propostas), trabalhos, entre outros.

Dentre os formadores do curso estão Berenice Piana de Piana - criadora do Movimento Família Azul, mãe de um jovem autista e moradora do município - foi ela quem lutou pela criação da Lei Federal 12.764/12, que garante a matrícula de autistas na rede regular de ensino. E o neuropediatra Mauro Lins, que é membro de diversos comitês internacionais, dentre eles a International Child Neurology Association e o Comitê de Educação da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Medicina do Desenvolvimento começou os atendimentos aos clientes.

Os interessados deverão entrar em contato com a direção da unidade escolar que lecionam, que por sua vez, fará a inscrição do professor. A Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu fica localizada na Rua Hedevilson Barreto Cardoso, S/N – Nancilândia - Itaboraí, próximo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares