segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Itaboraí recebe Praça da Ciência Itinerante


A secretaria municipal de Educação e Cultura, em conjunto com a pasta da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou  na quadra poliesportiva da Escola Municipal José Ferreira, em Parque Aurora, Itambi, o projeto Praça da Ciência Itinerante, evento promovido pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). A ação gratuita aconteceu até  sexta-feira (29).

Com o tema "Educar para e através da Ciência", o evento é destinado aos alunos da escola e estudantes de outras 26 unidades escolares municipais inseridas no PSE. Sob orientação de aproximadamente 10 profissionais, entre professores de Biologia, Matemática, Química, Física e Artes, os alunos puderam observar, manusear e realizar experimentos. Além da exibição do planetário inflável, onde os estudantes visualizaram os planetas, constelações e informações sobre o universo.

Para os coordenadores do PSE Antônio Edésio Almeida e Caroline Carmo Fagundes, o objetivo desta programação é aproximar os alunos aos conhecimentos científicos, nas áreas de saúde, sexualidade e conhecimentos astronômicos, dentre outros.

“Convidamos alunos do Ensino Fundamental I e II das 26 escolas onde estamos inseridos por meio do PSE. O programa trabalha na concepção de saúde preventiva, praticando avaliações no âmbito alimentar, visão, saúde reprodutiva, cultura de paz, relacionamento e outras ações”, frisou Antônio Edésio.

Dentre os experimentos, estava o conhecimento científico contido na bolha de sabão, geração de energia e manuseio de microscópio. E ainda as informações de como calcular a frequencia cardíaca, o Índice de Massa Corporal (IMC), medição do comprimento do pé e cálculo do número do sapato e outros.

Segundo a coordenadora da Praça da Ciência Itinerante, Oneida Enne, o projeto existe desde 1994 e já percorreu todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, e em sua maioria, mais de uma vez. A novidade do projeto é o treinamento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da própria escola para atuar como mediadores colaboradores na ação.

“Na parte da manhã os estudantes receberam uma breve capacitação, com informação do conteúdo científico de cada equipamento e kits experimentais. E assim, tornaram-se colaboradores junto ao profissional, ajudando na explicação para outros alunos. Acreditamos que esta ação ajuda a despertar a ciência no aluno, tornando-a mais próxima do dia a dia deles”, comentou Oneida.

Um dos mediadores capacitados foi o estudante Maurício de Lima, 14 anos, que auxiliou os participantes quanto ao consumo de energia e luminosidade.

“É a primeira vez que vejo e participo de um evento deste. Em princípio, eu não queria ser colaborador, mas logo mudei de ideia, após receber o treinamento e ver a estrutura. Logo interessei-me e estou adorando”, disse Maurício.

Empolgada com tudo que viu e participou a estudante Thalita Xavier, 15 anos, não sabia dizer qual atividade achou mais interessante. Mas frisou o planetário como algo que tinha curiosidade de conhecer.

“Eu gostei de tudo e me surpreendi com tantas coisas legais”.

O diretor geral da escola, Adilson Alves, destacou a importância de a instituição ser escolhida para receber a Praça da Ciência Itinerante.

“Os alunos precisam deste tipo de conhecimento, algo diferente do que é visto em sala de aula. Quero agradecer ainda o empenho da Prefeitura e Secretaria de Educação que nos presentearam com esta quadra poliesportiva. Assim a escola pode realizar eventos e receber outros como este”, ressaltou Adilson.

Praça da Ciência Itinerante

O projeto insere-se na perspectiva de facilitar a reflexão e o acesso ao saber científico através da experimentação e criação. E possibilita o intercâmbio entre a produção do conhecimento da ciência e professores, estudantes e público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares