sábado, 20 de setembro de 2014

Prefeito Helil Cardozo vai a Brasília e dá mais um passo para implantação do curso de medicina em Itaboraí


O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, esteve em Brasília na companhia do secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, para apresentar novos documentos solicitados pelo Ministério da Educação para a implantação de uma faculdade particular de medicina no município. A cidade foi uma das três no Estado do Rio escolhidas para receber o curso, juntamente com Angra dos Reis e Três Rios. Os documentos foram entregues pessoalmente pelo prefeito à secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Marta Wendel Abramo. Para Helil Cardozo, esta etapa é mais uma confirmação de que Itaboraí está no páreo e tem grandes chances de conquistar mais esta vitória.

“Em breve, o Ministério da Educação informará quais municípios serão habilitados. Acreditamos que, devido à demanda e à capacidade de nossa região, conseguiremos vencer esta disputa e conquistar a instalação do curso de medicina em nossa cidade”, afirmou Helil Cardozo. “Itaboraí vive um momento de mudanças. A vinda de um curso de medicina representa a afirmação de nossa cidade como polo regional”, aposta.

Essa é uma das fases de qualificação do município. A expectativa do prefeito e das autoridades municipais é a de que os profissionais, formados na cidade, trabalhem nos programas de saúde desenvolvidos pelo município.

O encontro contou ainda com a presença do secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, que reforçou o apoio ao projeto.

”Esse é mais um grande passo para que Itaboraí ganhe a implantação deste curso. Como médico e gestor na área, sei o quanto uma faculdade de medicina desenvolve uma cidade e uma região”, ressaltou.

SAIBA COMO FOI A ESCOLHA DA CIDADE

Em abril passado, uma comissão do Ministério da Educação (MEC), formada por médicos de São Paulo, Minas Gerais e do Espírito Santo, esteve em Itaboraí durante dois dias visitando as unidades e programas de saúde. O grupo foi recebido pelo prefeito Helil Cardozo em seu gabinete, que destacou que a cidade atende aos principais requisitos do Ministério, tendo a estrutura necessária, profissionais qualificados e uma política de saúde que vem apresentando resultados significativos.

O processo foi iniciado em 2013, com a abertura de um edital do Governo Federal específico para instituições de ensino superior privadas. Apenas 49 das 154 prefeituras que disputavam a instalação do curso foram pré-selecionadas na primeira etapa de avaliação.

Os novos pedidos de autorização do curso de medicina terão como base as regras dispostas na Lei nº 12.871/2013, que institui o Programa Mais Médicos. De acordo com a norma, a autorização para o funcionamento de curso de graduação em medicina, por instituição de educação superior privada, será precedida de chamamento público, para selecionar instituições de ensino interessadas a atuar nestes locais.

Ainda de acordo com a Lei, a autorização para funcionamento de novos cursos de graduação de medicina deverá, ouvido o Ministério da Saúde, priorizar municípios e regiões com menor relação de vagas e médicos por habitante e com estrutura de serviços de saúde em condições de ofertar campo de prática suficiente e de qualidade para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares